fbpx

Análises Clínicas

Acordo com SNS

Análises Clínicas


As análises clínicas são um dos mais importantes MCDT’s (meios complementares de diagnóstico e terapêutica). Os exames laboratoriais mais comuns são ao sangue e à urina. São uma ferramenta imprescindível para os médicos poderem verificar o correto funcionamento de órgãos e sistemas e avaliar o seu estado de saúde de uma forma geral. A título de exemplo, podem avaliar o funcionamento dos rins, do fígado ou da tiróide, ou ainda pesquisar fatores de risco para doenças cardiovasculares. Verificam também a adequação e eficácia de determinadas terapêuticas.
As análises clínicas têm também um papel fundamental na medicina preventiva e na medicina personalizada. A deteção precoce qualquer patologia é essencial para a avaliação do médico assistente e para uma intervenção atempada. Mesmo em pessoas saudáveis é normal fazer análises clínicas uma vez por ano ou de acordo com as recomendações do médico assistente.

A colheita de sangue é um ato simples e rápido, que não necessita marcação. Em muitos casos, não é necessária uma preparação especial e noutros, basta apenas fazer um jejum de 8 ou 12 horas.

Marcações