Consulta de Adolescentes


A consulta de psicologia clínica para adolescentes é um espaço de Descoberta e de Crescimento.

É Pensada para auxiliar adolescentes e pais a lidarem equilibradamente com as dúvidas e as transformações específicas desta fase do desenvolvimento. Como referia António Coimbra de Matos "a adolescência não é uma sequência de lutos - a não ser na patologia.

“De repente parece que temos outra pessoa em casa, que não conhecemos, que se isola no quarto, que revira os olhos quando falamos com ele.


Adolescentes, Quem São?

Já não são crianças, nem pré-adolescentes e precisam de atribuir significados e nomes às novas sensações que os invadem.

O corpo transforma-se. Os braços já não cabem na roupa, nem no espaço onde habitualmente se movem. As pernas ganham asas. Há uma agitação constante no ar. O espelho passa a ser visitado constantemente. O olhar dos outros incomoda.
Os pais passam para segundo plano na lista das pessoas mais importantes das suas vidas. Deixam de partilhar. Ficam mais calados. Ficam com mais questões para as quais não têm resposta. Escondem-se. Isolam-se. O quarto transforma-se em refúgio.

Os amigos ganham uma importância significativa. São os únicos que os compreendem. Estão sempre disponíveis para os ouvirem. Falam a mesma linguagem. Usam as mesmas roupas. Partilham os mesmos gostos e até os mesmos gadgets. E sentem as mesmas coisas. Sentir.

O que sentem os adolescentes quando estão desconfortáveis com a sua identidade, o seu corpo, a sua família, o seu rendimento escolar, as suas relações afetivas, a sua sexualidade, o ambiente que os rodeia?

Sentem muitas emoções distintas, muitas delas baralhadas ou não identificadas ou nem sequer reconhecidas.

  • Sentem receio.
  • Sentem revolta.
  • Sentem zanga.
  • Sentem dor.

E é neste, por vezes, caos emocional que se desorganizam, que se desligam, que se desinteressam, que desistem.

A adolescência é das fases mais desafiantes, para pais e filhos.

Requer dos pais atenção redobrada, paciência e regras. E também alguma flexibilidade. Requer sobretudo espaço e tempo que permitam que o sentir tenha lugar e possa ser entendido e transformado.

A adolescência é uma sucessão de conquistas. A relação com os pais não é abandonada, mas transformada: menos dependente, menos ambivalente, mais simétrica, mais madura, mais compreensiva, menos conflitual