Dislexia

Consulta de Despiste de Dificuldade de Aprendizagem

As Dificuldade de Aprendizagem são um tipo de disfunção pela qual uma Criança/Adolescente ou Adulto apresenta dificuldades em aprender efectivamente.
A desordem afecta a capacidade do cérebro em receber e processar informação de forma correta e pode ser um problema para um indivíduo aprender tão rápida quanto o de outro, que não tem este problema. As causas podem ser muito diversificadas e podem associar-se entre si.
A Dislexia, a Disortografia e a Discalculia são disfunções neurológicas que se caracterizam pela Dificuldade Específica na Aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, respectivamente. Uma dificuldade que se manifesta apesar de os níveis intelectuais da criança/adolescente serem normais e mesmo que o meio sócio-cultural de onde provém e as oportunidades de instrução sejam acima da média. É importante distinguir as causas da dislexia.
A consulta de avaliação psicológica para o despiste de Dificuldades de Aprendizagem dedica-se ao estudo e compreensão psicológica da criança e do adolescente. Devido à importância ocupada pela vida académica e por problemas que dela podem advir (como por exemplo o insucesso escolar), esta consulta especializa-se na avaliação e intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem, em particular da Dislexia.
A experiência tem-nos demonstrado que a detecção e intervenção precoce e individualizada em casos de insucesso escolar/ dificuldades de aprendizagem, para além de minimizar os seus efeitos negativos, optimiza as capacidades de cada criança, potenciando o seu desenvolvimento académico, social e emocional.

É nesse sentido que orientamos o nosso trabalho.

Este trabalho consiste no estudo aprofundado de cada criança, compreendendo uma avaliação especializada, um diagnóstico preciso e uma intervenção eficaz e holística que pode envolver três níveis: cognitivo, psicomotor e emocional (treino cognitivo, treino funcional e psicoterapia, respetivamente.

Após o diagnóstico inicial, uma equipa multidisciplinar, respetivamente, Psícólogo, Terapeuta da Fala e Fisioterapeuta, dedicam-se em exclusivo a ensinar as crianças a adotar a melhor posição para ler e escrever, a aplicar exercícios específicos para aumentar a coordenação motora, o equilíbrio e os níveis de concentração, estimular a memória, a atenção e reeducar a leitura e a escrita, nomeadamente ao nível da correspondência entre as letras e os sons.

Ao mesmo tempo, presta apoio emocional para aumentar a auto-estima, a autoconfiança e resolver eventuais problemas de comportamento.


Treino Cognitivo

• Percepção e Memória Visual
• Percepção e Memória Auditiva
• Organização Espacial e Lateralidade
• Estruturação temporal
• Pensamento abstracto (raciocínio não-verbal)
• Concentração
• Leitura
• Escrita
• Linguagem
• Consciência fonológica
• Cálculo Mental

Psicomotricidade

• Noção Corporal
• Lateralidade
• Equilíbrio
• Coordenação óculo-Manual
• Coordenação óculo-pedal
• Noção espacial
• Organização Visuo-perceptiva
• Reprogramação Postural
Marcações