Periodontologia

é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas e osso alveolar.

É uma das doenças crónicas inflamatórias mais comuns no Homem, causada essencialmente por bactérias presentes na placa bacteriana.

Na sua grande maioria, evoluem de uma inflamação limitada à gengiva – gengivite – até à perda de tecidos de suporte do dente e reabsorção óssea alveolar, podendo mesmo levar à perda de dentes – periodontite.
Na maioria dos casos estas patologias são silenciosas, motivo pelo qual ainda hoje são tardiamente diagnosticadas e muitas vezes ignoradas pelos pacientes. Quando provocam algum sinal ou sintoma, estes variam entre sangramento espontâneo ou durante a escovagem, o aparecimento de pus na gengiva, mau sabor ou mau hálito, gengiva muito vermelha, retração da gengiva, alteração da posição dos dentes e até mobilidade dentária.
O tratamento tem por objectivo a eliminação das bactérias responsáveis através de alisamentos radiculares e, em casos mais avançados da patologia, cirurgia periodontal. É importante também o controlo dos factores que aumentam a susceptibilidade às doenças periodontais, como o tabaco e algumas doenças sistémicas como a diabetes, criando condições para que a doença se possa manter controlada a longo prazo.
Embora não tenha cura, com o tratamento conseguimos estabilizar a patologia evitando assim a sua progressão. < BR>
A Periodontologia clínica estende-se ainda a outros tratamentos, como a resolução de raízes expostas através do seu recobrimento, ou questões estéticas como a correção de assimetrias da margem gengival e a correção de sorrisos gengivais – através de cirurgias plásticas.

Trata-se assim de uma área multidisciplinar, com relação às mais variadas especialidades dentárias, desde a prótese fixa, aos implantes ou à ortodontia; e a outras áreas médicas, como é o caso da consulta de cessação tabágica e de diabetes.

A evolução da medicina dentária no geral permite-nos afirmar que o desconforto associado a qualquer acto cirúrgico é mínimo .

Marcações