Higiene Oral

Higiene Oral


A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária.

Tem vindo ao longo dos anos a assumir uma grande importância na área da prevenção, diagnóstico das doenças da cavidade oral (gengivite, periodontite) e na educação para a saúde oral.
É da responsabilidade do Higienista Oral adaptar, através de ensinos, as técnicas de higiene diária a cada paciente, de modo a que este consiga executá-las no seu dia-a-dia eficazmente.

As visitas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efetuados, recomenda-se no mínimo de 6 em 6 meses.

Na CPE Clínicas fazemos a diferença!

Tudo começa nas consultas de Higiene Oral, sendo esta a responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais.
As nossas Higienistas Oral prestam um serviço personalizado, onde contempla tanto a dimensão clínica, como a pedagógica, através da demonstração e ensino das técnicas que contribuirão para uma melhoria da sua saúde oral. Esta especialidade é fundamental para a manutenção dos tratamentos realizados no âmbito das outras especialidades que disponibilizamos na nossa clínica.

Uma boa higiene é fundamental para a prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral. Se mantiver os cuidados recomendados e comparecer a uma consulta de higiene oral de 6 em 6 meses, vai conseguir manter a sua saúde oral.

Destartarização

Remoção de tártaro supragengival

Raspagem e Alisamento radicular

Remoção de tártaro subgengival

Polimento Dentário

Remoção de placa bacteriana

Jacto de Bicarbonato

Remoção de pigmentação

Selantes de fissura

Antes / Depois

Aplicação Tópica de Flúor

DICAS para uma boa HIGIENE ORAL

• Escovar os dentes 2 a 3 vezes por dia com escovas macias que deverá ser trocada a cada 3 meses, ou quando os filamentos começarem a ficar danificados;
• Usar fio ou fita dentária uma vez por dia, preferencialmente à noite;
• Usar uma pasta dentífrica com flúor;
• Usar elixires/colutórios, mas sem álcool;
• Fazer uma alimentação variada, ingerindo alimentos de todos os grupos nutricionais e reduzindo o consumo de alimentos açucarados;
• Evitar a ingestão de alimentos açucarados nos intervalos das refeições, quando não é possível efetuar a escovagem dentária.
Marcações