Imagiologia
Imagiologia médica usada na medicina dentária deve ser encarada como um meio de diagnóstico importante na abordagem de diferentes patologias contribuindo para sucesso ou insucesso do tratamento.
Entre eles encontram-se:
- Ortopantomografia - das radiografias orais com mais valor na deteção de dados que permite visualizar todas as estruturas ósseas anexas os dentes e possibilidade identificar problemas não visíveis clinicamente.
- Radiografia intra – oral - é o mais preciso no diagnóstico de lesão por cárie e periodontite ( com uma exposição mínima a radiação)
-Teleradiografia - uma radiografia ao perfil. Permite visualizar as estruturas ósseas e os tecidos moles de perfil.
-CBCT - é um exame prévio para um correto planeamento e tratamento dentário, pois permite uma visualização tridimensional das estruturas entre si, assim como, as medições das mesmas. É uma clara vantagem para um melhor e correto diagnóstico nas áreas ortodontia, implantologia , endodontia, cirurgia ortognática, cirurgia e traumatologia maxilo-facial, periodontologia, endodontia, e odontopediatria. Esta nova tecnologia traz um avanço enorme para a radiologia dentária, por permitir a visualização das estruturas orais com alta resolução, com um mínimo de exposição à radiação para o paciente.



- Tomografia computadorizada - muitas vezes utilizada no planeamento dos tratamentos cirúrgicos como colocação dos implantes ou extração dos dentes inclusos. -Ressonância Magnética- permite visualização de tecidos moles e possibilidade a identificação inflamação ou patologias tumorais . Na medicina dentária muito utilizada para diagnosticar anomalias no funcionamento de Articulação Temporo - Mandibular